Os benefícios da Terapia Cognitivo-Comportamental com casais
Fatores cognitivos, como as emoções, os pensamentos, a memória e a linguagem são capazes de modular o comportamento de uma pessoa. Como consequência, isso pode trazer estresse e desconforto para dentro de um relacionamento, principalmente na presença de adversidades.
Por essa razão, a terapia cognitivo-comportamental (TCC) com casais é uma abordagem interessante para lidar com as demandas a dois. Ela surge como uma ponte e o profissional é capaz de conduzir a boas reflexões, ajudando os pacientes a encontrarem novas ações para melhorar a relação.
Isso contribui para que ambos os indivíduos compreendam as próprias ações e os comportamentos em conjunto, além de trabalhar outras questões, como por exemplo:
🚫 Problemas conjugaisSão várias as dificuldades que duas pessoas podem enfrentar dentro de um relacionamento e considerar cada uma das perspectivas, dos sentimentos e das demandas apresentadas é fundamental para entender a situação. Isso vale tanto para o profissional quanto para os pacientes. Afinal, quanto mais eles se abrem sobre o que se passa na vida conjugal, mais conseguem compreender de onde surgem os problemas e como podem resolvê-los no dia a dia.
🚫 Vontade de equilibrar a relaçãoÀs vezes, o casal não apresenta tantos conflitos, porém, ainda assim, não vive uma boa dinâmica. Em alguns casos, uma das pessoas se sente mais responsável por sustentar o relacionamento, seja no ponto de vista emocional, seja no racional.
Em outros, há a falta de comunicação de uma parte, mas da outra não.
Por isso, existe o desejo de balancear a relação, a fim de ajustar o que está provocando desconforto. O ideal é entender a origem do desequilíbrio para trabalhar em busca das melhores soluções.
🚫 Autoconhecimento de si e do parA busca pelo autoconhecimento, individual e como casal, também é uma razão válida para procurar ajuda profissional, e a terapia cognitivo-comportamental cumpre bem o papel de ajudar nessas questões.
Em resumo, a TCC para casais oferece um ambiente acolhedor e cuidadoso para repensar a relação, se aprofundar no autoconhecimento, encontrar saídas para seus impasses, desabafar, minimizar o desconforto na convivência, dissipar mágoas e desencontros, ou até mesmo para o acompanhamento em términos de relações.
O objetivo é fazer o casal avaliar suas responsabilidades, sentimentos e expectativas na relação, sem fazer juízo de valores.
|