O que fazer após o diagnóstico de autismo?
Receber o diagnóstico de autismo de um filho pode ser um momento desafiador para toda a família. Não é mesmo?
O mais importante é buscar apoio, informação e recursos para apoiar seu filho da melhor maneira possível, proporcionando-lhe amor, compreensão e oportunidades para que ele cresça e se desenvolva.
Aqui estão algumas dicas que podem te ajudar a enfrentar essa fase inicial com mais tranquilidade e confiança:
- Busque informações com profissionais especializados, livros e artigos científicos. Quanto mais você souber sobre o autismo, melhor poderá entender e apoiar seu filho.
- Escolha profissionais especializados em autismo (psicólogos, terapeutas ocupacionais e fonoaudiólogos), eles irão elaborar um plano de tratamento e intervenção personalizado com orientações adequadas para o seu filho.
- Crie uma rede de apoio para você e seu filho. Isso pode incluir familiares, amigos, terapeutas, professores e outras famílias que estão passando pela mesma experiência.
E por fim, lembre-se de celebrar as conquistas do seu filho, por menores que sejam. Cada passo à frente é significativo e demonstra o potencial de seu filho.
Se tem interesse em contar com uma equipa de profissionais para te ajudar nesse processo, entre em contato com a nossa equipe!