Terapias e intervenções para crianças autistas

Embora não exista uma cura para o autismo, inúmeras terapias e intervenções podem ajudar as crianças autistas a se desenvolverem e a melhorar a sua qualidade de vida. Hoje vamos apresentar algumas terapias e intervenções.
👉 Terapia sensorial
Pode ajudar a lidar com a sensibilidade sensorial e a desenvolver habilidades motoras.
👉 Terapia da fala
Contribui com o desenvolvimento das habilidades de comunicação, como conversar, ouvir e entender a linguagem.
👉 Terapia ocupacional
Ajuda a criança a desenvolver habilidades motoras finas, como escrever, desenhar e usar utensílios de cozinha. Essa terapia também pode ajudar a desenvolver habilidades sociais, como fazer amigos e interagir com outras pessoas.
👉 Terapia comportamental
Se concentra em mudar comportamentos e ensinar novas habilidades. As terapias comportamentais, como a análise do comportamento aplicada (ABA), podem ser usadas para ajudar as crianças autistas a desenvolver habilidades sociais, de comunicação e acadêmicas.
No entanto, cada criança é única e pode responder de maneira diferente às terapias e intervenções. Antes de iniciar qualquer uma das abordagens, é importante desenvolver um plano de tratamento individualizado de acordo com as características de cada criança, em conjunto com o profissional qualificado.