Como lidar com as birras de uma criança?

As birras são o conjunto de padrões de comportamento associados à frustração quando expressa por crianças pequenas. Não há uma causa que explique a existência de acessos de raiva na infância, e sim uma multiplicidade de fatores que levam ao seu aparecimento, como a dificuldade que os pequenos têm para tentar reprimir seus impulsos e desejos.

O que fazer diante das birras das crianças?

  1. Não grite de volta!
  2. Até que a birra esteja quase acabando, não se envolva em um diálogo verbal. Dessa forma a criança entenderá que até o momento em que não sair dessa atitude, não poderá “negociar” para acessar o que está procurando.
  3. Crie incentivos para que a criança se comporte bem e combine as recompensas pelo comportamento adequado com sinais de que as birras são um desperdício desnecessário de energia.

A frequência desse comportamento depende principalmente da personalidade de cada criança, e deve-se ter em mente que é algo normal em menores: em si não é indicativo de um problema psicológico. Porém, se as birras são constantes no dia a dia da criança, é aconselhável procurar ajuda profissional recorrendo a um psicoterapeuta infantil.