Anedonia, perda da capacidade de sentir Prazer

E normalmente ocorrer sem que familiares e amigos se deem conta. Uma espécie de “congelamento” emocional faz com que o indivíduo fique imune a qualquer tipo de emoção ou sentimento, como se estivesse “blindado” a qualquer tipo de reação emotiva ou afetiva.

O prazer diante de qualquer coisa simplesmente some. Essa é a principal característica da anedonia.

Esse distúrbio é a perda da capacidade de sentir prazer ou interesse para realizar a maioria das atividades. O dr. Fernando Weikamp, salienta que algumas pessoas são incapazes de sentir prazer em qualquer circunstância.

Mas existe, algumas pessoas que apresentam a dificuldade direcionada para alguns quadros, como o apetite por comida, o desejo por sexo, as relações sociais e atividades de lazer, situações que anteriormente eram prazerosas.

O dr. Fernando salienta, há quem sofra com a completa incapacidade de desfrutar e obter prazer, outros apenas com a redução dessa capacidade. A pessoa que sofre de anedonia parece estar emocionalmente “congelada”. Essa condição repercutirá em suas relações sociais e poderá levará a um quadro de isolamento.

Os pacientes com esse transtorno ficam normalmente em uma situação de total indiferença consigo mesmos, não têm apego por nada, nem mesmo pela própria vida e costumam ser resistentes a mudar o seu quadro. Eles não são nem um pouco responsáveis emocionalmente. Em casos extremos, tanto faz sofrer a perda de alguém próximo.

Dr, Fernando diz que é importante ressaltar que há diferentes graus de intensidade do transtorno que decresce de situações extremas até outras, mais leves. “Como os pacientes com anedonia têm dificuldades em suas relações sociais, tudo torna-se desinteressante, afastando de si as demais pessoas e vivendo em isolamento”.

O diagnóstico da anedonia se dá a partir do relato e observação das reações emocionais do paciente ou com a ajuda dos familiares e pessoas mais próximas. O tratamento depende do diagnóstico que pode envolver a necessidade do uso de medicamentos.

Além disso, o tratamento psicológico, com psicólogos ou psicanalista é complementar ao tratamento farmacológico.

A anedonia é apanágio maior das grandes depressões, mas pode acontecer também nos , neurastênicos, nos usuários crônicos de drogas (sobretudo durante as crises de abstinência), em pessoas muito ansiosas e naquelas com transtornos esquizoides de personalidade.

 

Fonte: https://bit.ly/2Em9ItT